Ator / Dublador
[06 / 11 / 1914 <==> 03 / 11 / 2002]
Jonathan Harris foi um famoso ator e dublador Norte Americano, o qual é mais lembrado e conhecido como o Doutor Zachary Smith da série de TV dos anos 1960, "Perdidos no Espaço (1965 à 1968)" e adorado por várias gerações até os dias de hoje.
Nascido no bairro do Bronx, na cidade de Nova York (EUA), filho de imigrantes judeus russos, Jonathan Charasuchin lançou-se na carreira artística como Jonathan Harris, personificando um ator tipicamente britânico, com gestos e sotaques impecáveis.
Estreou na Broadway com uma peça de sucesso, “Casa de Chá do Luar de Agosto”.
Quando lhe perguntavam se era procedente da Inglaterra, tinha sempre uma resposta cômica: "Não, queridos. Eu só sou afetado". Harris se tornou um ator em 1942, depois de tentar ser farmacêutico.
Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou em espetáculos para tropas estacionadas no Pacífico.
Depois da guerra, voltou para Nova York e começou a trabalhar no teatro e na TV.
Conseguiu seu primeiro grande papel no seriado da década de 1950 "The Third Man".
Mas foi no papel do falante e megalomaníaco doutor Smith de "Perdidos no Espaço" que Harris escreveu seu nome na história das artes dramáticas.
Em "Perdidos no Espaço", o covarde vilão sabotava a nave Júpiter 2, da família Robinson, e todos -inclusive o doutor Smith- acabavam em um distante planeta inabitado.
Veiculado na década de 60, o seriado dividia com "Terra de Gigantes" e "Túnel do Tempo" a preferência da garotada da época. Nos últimos anos, Harris trabalhou com os estúdios de animação Pixar, emprestando sua voz única ao mágico Manny de "Vida de Inseto" e ao "médico" de bonecos em "Toy Story 2"
Em 1998, o diretor Stephen Hopkins fez uma adaptação da série para o cinema, mas o projeto acabou revelando-se um fiasco, especialmente por desagradar aos fãs do programa original de televisão.
O papel de Harris foi interpretado por Gary Oldman.
Harris, ao visitar o Brasil na década de 60, afirmou:
“É a primeira vez que venho ao Brasil. Observei que aqui me dublaram na série Perdidos no Espaço, com voz fina, coisa que não tenho.
Na Alemanha, França e Inglaterra, a dublagem saiu quase perfeita. Gostaria muito de conhecer a pessoa que me dublou no Brasil.” Mostrou-se muito simpático, quando compareceu ao programa do Capitão Aza (Wilson Vianna), na TV Tupi, para que a criançada o conhecesse de perto.
Com suas brincadeiras, o desprezível Dr. Smith chegou a cativar a meninada.
Mesmo com 60 anos na época, seu aspecto era jovial e o bom humor, contagiante.
Jonathan acompanhado de sua esposa Dorothy foi também entrevistado no programa “Hebe”.
Depois de assistir na cabine de projeção da Record a um filme dublado da série Perdidos no Espaço, fez o seguinte comentário:
Seu comentário: “Acho que o meu dublador é um grande artista.
Se outros filmes meus forem exibidos no Brasil, quero que ele faça a minha voz.
Ele bateu um papo com Borges de Barros, o mendigo milionário da “Praça É Nossa” e dublador de sua voz em "Perdidos no Espaço".
Causa da morte: Jonathan Harris morreu em 03/11/2002 no Encino Medical Center em Los Angeles, Califórnia, com 87 anos de idade devido à complicações provocadas por um coágulo de sangue no coração.
*
Quando Jonathan Harris faleceu, estava acompanhado de sua esposa Gertrude Bergman de 64 anos de idade.
Sepultamento:
Westwood Memorial Park.
Los Angeles - Califórnia, EUA.
Local: Santuário de Devoção.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[34° 3'30.25"N / 118°26'28.05"W]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
__________________________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________________________